quinta-feira, 10 de julho de 2008

FOTÓGRAFO

Gosto de me "sentir" fotógrafo [só não posso esquecer que sou amador].

Algumas pessoas dizem que sou bom, embora eu não veja essa definição como algo correto, as a aceito com certa vaidade [é, eu sei que me falta modéstia].

Um vez, eu li um texto que dizia não achar correto o fotógrafo se analisado por suas fotografias e não por ele mesmo, então, me pus a refletir a respeito. Ora, sendo eu um fotógrafo [mesmo que amador], não vejo outra maneira para ser analisado, afinal, a fotografia é o resultado final da sensibilidade do meu olhar! Mas, mesmo sendo isso, ela [a fotografia] não pode ser qualificada como produto final da arte, pois depende também da sensibilidade do olhar do espectador. Aí sim, haverá o "diálogo dos olhares", que gira em torno do que eu quero dizer com a fotografia e o que o espectador sente ao vê-la.

Eu mesmo como espectador, já me senti envolvido por diversas imagens, mas também já desdenhei muitas outras. E como fotógafo, achei que "fiz" imagens belíssimas, porém, ninguém se envolveu com elas. A questão é, o fotógrafo pode sim ser analizado por sua fotografias, mas, creio eu, não pode ser rotulado por elas, pois as imagens sempre terão um impacto diferente para cada pessoa.

Nenhum comentário: