segunda-feira, 29 de setembro de 2008

O HOMEM INVISÍVEL

Ele sai de casa às quatro e meia da manhã todos os dias. Uma hora depois, chega ao seu destino. Veste a sua farda, depois toma um cafezinho para espantar o frio e a fome [como sai muito cedo, não dá tempo de tomar o café da manhã em casa]. Inicia sua jornada de trabalho na portaria, às seis.

Os moradores do prédio começam a sair de seus apartamentos por volta das sete ou sete e meia. Com o seu habitual sorriso, deseja bom dia a todos que passam em seus luxuosos carros, mas somente os que estão com os vidros abaixados podem ouvir, e ainda sim, não respondem. Ele não se importa, pois sabe que está fazendo a sua parte e, no dia que parar de desejar bom dia, será chamado à atenção pelo síndico.

Os outros companheiros de trabalho o acham um tolo, por continuar a desejar bom dia para pessoas que nunca respondem, mas ele insiste dizendo que está fazendo a sua parte.

Carro após carro vai passando pela portaria.

- Bom dia, Dr. Orlando! – diz e acena discretamente.

O Dr. Orlando continua olhando para frente, não responde e mantém as mãos fixas no volante.
“Ele é um advogado muito ocupado, não tem tempo pra prestar atenção em outras coisas. Talvez, não respondeu por isso.” Pensa.

- Bom dia, dona Carla!

A dona Carla não responde e nem olha para ele. Grita com seus filhos que estão fazendo bagunça dentro do carro, e segue em frente.
“Essas crianças não deixam ninguém conversar.” Justifica para si.

- Bom dia, Roberta!

Mas a empregada do 1982 passa pela porta e não lhe dá a menor atenção. E ele fica tentando descobrir o que é que deixa as pessoas assim, pois quase todos os funcionários tendem a agir como seus patrões.

- Tenha um bom dia, dona Silvia! – fala alto e acena, pois dona Silvia está com os vidros fechados.
- Deixa de ser besta, homem! Esse povo nem repara em você. É como se você fosse invisível. – adverte o jardineiro que o observava desejar bom dia a todos que passaram por lá.
- Não. Nada melhor que desejar “bom dia!”. Eles podem até não saber, mas isso realmente melhora o dia deles.
- Sei. Pois, boa sorte, Homem Invisível! – debocha o jardineiro.

E todos os dias em seu trabalho são iguais, deseja os seus “bom dia!” e mesmo sem obter resposta, mantém o sorriso no rosto.


“Ótimo dia trabalho pro senhor, seu Carlos!”; “Boa aula, professor!”; “Até mais e um bom dia, seu Pedro!”; “Boa aula, crianças!”; “Bom dia, Dra. Rita!”; e todos passam sem responder, acenar ou sequer olhar para ele.

Dia após dia a mesma coisa, e os outros funcionários do prédio chamando-o de Homem Invisível, porém, nada disso o incomodava.
Um dia, terminara o seu horário de trabalho e ele se preparava para ir embora, quando, passando pela portaria, cruzou com uma moradora e sua filhinha, desejou-lhes boa noite e seguiu.

- Boa noite, João! – respondeu a menina, sorrindo e acenando para ele.

João parou, olhou mais um pouco para aquela criança e foi embora para casa mais feliz que o habitual. E as pessoas que o viam na rua, ficavam curiosas por ver que aquele homem sorria sem um motivo aparente. E ao perceber que todos olhavam para ele, João sorriu mais ainda e disse:

- Não, eu não sou invisível!

5 comentários:

oldharbourlass disse...

Lembrei do seu Alcides que trabalha no controle de veículos da wizard de são carlos.

é legal quem acredita no que é.

Paulo Maia disse...

danilo, esse texto diz muito!!! cara, nao sei se voce sabe o alcance do que vc escreveu. achei esse texto simplesmente demais, tem um pouco de tudo: sensibilidade, fala de amor e de convicçoes, puxa a orelha da gente que invisibilizamos a muitos em nossa sociedade... e por aí vai. vale! parabéns! e obrigado!

Claudia Helo disse...

Era pra isso ser uma postagem nova, mas como eu sou mané, não consegui rsrsrsrsrsr
Dan! nunca ouvi sua risada, mas gostaria muito de ouvir. Laíse nunca conversamos por telefone ou pessoalmente, mas vamos fazer isso um dia.
O mais interessante nos Masters é q em geral nunca nos vimos, ou se vimos foi pouco, mas mesmo assim, não é uma amizade que acaba com o tempo ou a distância. Todos nós estavamos em um momento especial da vida quando nos juntamos e isso é que faz a diferença, é isso que nos une e nos matém amigos não importa oq aconteça ou quando aconteça.
E o mais legal, estamos sempre pensando uns nos outros, ligados, preocupados com as vidas de cada um. Não pensem vcs q eu esqueço de quem quer q seja nos dias de minha vida, não, os Masters estão sempre no meu coração e nos meus melhores pensamentos.
Hoje é um dia especial para 2 de nós e por isso os outros q me desculpem, mas eles terão uma atenção maior do meu "coraçãozão", mas sempre, sempre que estiverem pensando nos Masters saibam q eu estarei em sintonia com esse pensamento.
Dan e Laíse, acho q nem preciso dizer que desejo a vocês um Master, não um MEGA aniversário com tudo aquilo de bom q a vida pode reservar a alguém que é amado e tem amigos, pq nós somos das poucas pessoas nesse mundo que podemos dizer de boca cheia e peito aberto:

- Eu tenho amigos de verdade e eles são do caralho!

Feliz aniversário amigos!

Laïse disse...

tava lendo seus ultimos textos, dan, e fiquei EMOcionada xD

queria ser como essa menina, e fazer melhorar o dia de alguém que merece...

"O mais interessante nos Masters é q em geral nunca nos vimos, ou se vimos foi pouco, mas mesmo assim, não é uma amizade que acaba com o tempo ou a distância." [2]

Clau, tenho você aqui no meu coração, viu? =*

Unknown disse...

Lindo texto, vc sempre consegue me emocionar. Parabens!